quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

En Francia se realiza encuentro sobre Monedas Sociales y Complementarias

Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, pesquisadores, estudiosos e organizações que trabalham com moedas locais se encontrarão na Universidade de Lyon, na França, para a Conferência Internacional sobre Moedas sociais e complementares 2011 – “Trinta anos de moedas sociais e complementares: e agora?”. No dia 18, entidades que trabalham com essa temática se reunião no Encontro Internacional de Iniciativas de Moedas Sociais e Complementares.

De acordo com a organização da Conferência, estima-se que já existam de 4.000 a 5.000 dispositivos de trocas baseadas em moedas locais. O objetivo do evento é mostrar a legitimidade científica dos trabalhos sobre as moedas sociais e complementares e ressaltar que tais dispositivos de troca, devido a suas características, merecem ser objetos de discussões e pesquisas em diversas disciplinas, como: economia, sociologia, ciências políticas e direito.

Durante quatro dias, os inscritos terão a oportunidade de apresentar artigos, participar de oficinas e de discussões. Ao todo, a Conferência contará com a apresentação de 58 trabalhos e de duas mesas redondas, intituladas: “A investigação sobre moedas sociais e complementares: situação e problemas de infraestrutura intelectual”; e “As moedas sociais e complementares e as políticas públicas: oportunidades e riscos”.

As atividades serão apresentadas em francês com tradução para inglês e espanhol, e serão guiadas por cinco eixos de reflexão: balanço e perspectivas; os desafios atuais; objetivos pertinentes e impactos; articulações externas; e informação, formação e investigação. Para mais informações, acesse: http://conferences.ish-lyon.cnrs.fr/index.php/cc-conf/2011/search/schedConfs

Encontro Internacional

Em articulação com a Conferência, acontece, no dia 18, o Encontro Internacional de Iniciativas de Moedas Sociais – Construindo o Movimento. O evento tem o objetivo de reunir iniciativas de moedas sociais e complementares (MSC) de várias partes do mundo para trocar experiências e discutir sobre os desafios que ainda terão de enfrentar. A ideia é também aproveitar o encontro para criar um movimento internacional de iniciativas de MSC.

Além das instituições francesas Région Rhône-Alpes, Chambre Régionale de l´Economie Sociale et Solidaire (CRESS) Rhône-Alpes, e dos laboratórios Laboratoire d´Economie de la Firme el des Institutions (LEFI) e Tiangle da Universidade de Lyon; estão na organização do Encontro: Instituto Palmas, Associação SOL e Centro de Estudos do Desenvolvimento na América Latina (Cedal).

A inscrição para o Encontro é gratuita e pode ser feita através do site: http://monedasendebate.wordpress.com/registro/. As iniciativas que não puderem ir para o evento podem participar enviando mensagens para moedasemdebate@gmail.com

As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário