quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

88 % agrotóxicos comercializados no Brasil são classificados como perigosos

Estudo do Ibama indica que 88% dos agrotóxicos comercializados no Brasil estão entre as classificações "altamente perigoso”, "muito perigoso” e "perigoso”. O país é o líder mundial no consumo de agrotóxicos desde 2008.

Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás são, pela ordem, os maiores consumidores de agrotóxicos no Brasil. Estes estados figuram entre os grandes produtores de soja e de milho.

Trata-se das duas principais culturas que têm liberação para uso de sementes transgênicas. Entre as sementes geneticamente modificadas, as mais vendidas são as da empresa Monsanto, que tem o agrotóxico Roundup como seu principal produto. O princípio ativo do Roundup é o glifosato, que representa 76% do mercado.

O estudo do Ibama alerta para a necessidade de reforçar as campanhas de esclarecimento dos trabalhadores rurais brasileiros a respeito do uso de agrotóxicos

O baixo índice de escolaridade dos agricultores é visto como preocupante pelo Ibama: 77% dos responsáveis por propriedades rurais possuem, no máximo, ensino fundamental incompleto. Um desafio extra para as campanhas de esclarecimento.

A preocupação é reforçada pelo Censo Agropecuário, divulgado em 2009 pelo IBGE. A grande maioria dos produtores afirma não ter recebido qualquer orientação técnica sobre o uso dos agrotóxicos. Boa parte afirmou não ter utilizado equipamentos de proteção.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário