sexta-feira, 14 de maio de 2010

Programa Economia Solidária Entrevista: Zenaide Rocha

Por Miriam Rosa

No programa do dia 13 de maio a pauta de nossa entrevista foi a Conferência Estadual de Economia Solidária,que aconteceu dia 8/05 em Porto Alegre, e a ilustre intrevistada foi a senhora Zenaide Rocha, participante do grupo de produção Mimos de Época e delegada da II Conferência Nacional de Economia Solidária ,que acontece de 16 a 18 de julho,em Brasilia.

Sobre o encontro Estadual:
Zenaide-O que me pareceu nesta 2ª etapa é que foi muito corrido, até pela falta de recursos que demoraram a chegar no Estado. Claro que houveram pontos positivos, mas poderia ter tido mais espaço para o debate, deveriam ter sido dois encontros.
Raul-Foi muito atropelado, discussão tensa; o pessoal presente perdeu mais tempo tentando se entender. Mesmo assim, o encontro foi extremamente rico, com representantes de todos tipos de ES.
Z-Esse encontro em Jaguarão foi o que nos enriqueceu mais, discutiu-se como está a ES no Estado, enriquecimento do pessoal. Também lançamos a idéia de se criar fóruns sociais onde ainda não existem. Avançou bastante, mas o pessoal estava muito disperso, parecia que já estava tudo pronto, que não existia mais o que discutir-o que não corresponde a realidade. Na minha opinião, o que contribuiu para isso é o fato de que a Economia Popular Solidária tem uma linguagem própria, do povo e quando chegamos na Conferência era aquela linguagem mais técnica e o pessoal fica meio perdido.

Objetivos:
Zenaide-Temos que fortalecer as organizações de grupo e quanto mais tivermos esse espaço de divulgação da ES, melhor, não podemos ficar dependendo unicamente das Politicas Publicas e tentar formar o Conselho de ES no município.
Raul-Temos que ter os encontros temáticos, porque então, pessoas da mesma linha de produção vão poder discutir os pontos positivos e negativos sobre suas áreas.

Para o Encontro Nacional:
Zenaide- Não podemos negar que estão acontecendo coisas boas, mas não existem apoio nem recursos do Governo suficientes para todos. Temos que levar esses pontos não tão positivos. E queremos propor a secretaria Nacional e Estadual.
Raul-A ES não é só a busca incessante por capital, temos que ver até onde essas politicas públicas percebem isso.

Sobre os Mimos de Época:
Zenaide-Nós trabalhamos as datas especiais (casamento, formaturas, etc). Produzimos cartões, cestas, toalhas e afins e também temos produtos prontos para os clientes verem.

Essas foram as impressões dos presentes na Conferência Estadual de Economia Solidária. Vamos esperar para ver o que acontecerá na II Conferencia Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário