terça-feira, 13 de abril de 2010

Programa Economia Solidária - uma outra economia já existe


O “Programa Economia Solidária - uma outra economia já existe” tem a duração de uma hora, ele vai ao ar pelas ondas livres da Radiocom 104.5 FM de Pelotas, todas as quintas-feiras das 13h30m às 14h30m e fala sobre economia solidária, que é a forma de organização associativa de trabalho. Foi inventada por operários nos primórdios do capitalismo industrial, como resposta à pobreza e ao desemprego. Os trabalhadores encontram na economia solidária uma forma de gerar renda de forma democrática, igualitária e como alternativa ao sistema capitalista. Por este motivo não tem espaço na mídia oficial para sua divulgação, assim ampliaremos o conhecimento a cerca do assunto, criado o espaço para o programa de notícias e entrevistas com representantes dos grupos e especialistas dos diversos temas relacionados à economia solidária em Pelotas e região.

A Radiocom é uma rádio comunitária que está desde 2001 no ar fazendo a diferença na comunicação em Pelotas proporcionando um espaço democrático para debater os assuntos que não encontram espaço na mídia tradicional, como a economia solidária.

Este programa tem como fundamento básico fomentar o grande debate dos rumos malévolos que a sociedade do capital trás a classe trabalhadora e a sociedade em geral, e apresentar a economia solidária, seja como forma de produzir, seja como germe de uma outra economia, é que propomos o programa de rádio, “Economia Solidária – uma outra economia já existe”.

Para que este trabalho tivesse seu objetivo alcançado foi preciso o estudo sobre os temas, ai então entrou o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC). O que é o NESIC? É um projeto de extensão da Universidade Católica de Pelotas, vinculado ao seu Centro de Ciência Jurídicas, Econômicas e Sociais. O projeto é destinado a apoiar a formação e a consolidação de empreendimentos de economia solidária (cooperativas populares, empresas recuperadas, redes de empreendimentos solidários etc.) através do intercâmbio entre o saber popular, representado pelas experiências e conhecimentos desenvolvidos na universidade. Na qual todos que estão diretamente relacionados com o programa de rádio fazem parte.

Usando o meio de comunicação mais democrático, o rádio, onde podemos atingir nosso público alvo. Criando um espaço onde os trabalhadores da economia solidária possam ter sua voz ouvida e também divulgar, esclarecer dúvidas de maneira mais didática e de fácil compreensão para os ouvintes para que esses possam participar dos debates e usar da compreensão que foi ali passada em atividades cotidianas de sua vida.

Para que isso desse certo, tivemos que construir uma fonte de contato direto com os apoiadores e contribuintes do programa, além do telefone estar disponível para ligar enquanto o programa esta no ar, possibilitando entrar ao vivo ou não, simplesmente para passar a informação. Também disponibilizamos de um e-mail que é (programaeconomiasolidaria@yahoo.com.br) que serve como caixa de notícias como forma de mais um canal de comunicação do programa. Desta forma conseguimos alcançar certo “nível” de informações locais.

Mandar informações para o Programa Economia Solidária – uma outra economia já existe pelo endereço: programaeconomiasolidária@yahoo.com.br


Você pode ouvir toda a programação da Radiocom através do sitio da rádio: www.radiocom.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário