Segundo o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira, a Economia Solidária é uma tendência de organização produtiva de escala mundial. “As alterações do mundo do trabalho e a crise do emprego tradicional, impõe aos gestores e à sociedade forjar alternativas de autonomia produtiva. São Lourenço do Sul, pela qualidade do seu povo e pela fortaleza de suas relações comunitárias consolida-se a cada ato como uma referência nacional nestes processos”, ressalta o secretário.
Já para o Professor de Ciência Política, integrante do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel), Renato Della Vechia, é muito satisfatório poder estar contribuindo na 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de São Lourenço do Sul, ministrando uma das palestras, pois o trabalho de assessoramento realizado junto aos grupos de Economia Solidária, esta constituindo uma crescente favorável. “As perspectivas e motivações da Economia Solidária, dentro do contexto atual, demonstra a união cooperativista e a valorização do emprego. É com este âmbito que a NESIC vem trabalhando em parceria com mais de 40 incubadoras de diversas universidades de todo o país. Queremos aprofundar a Rede principalmente nas discussões sobre sua metodologia de funcionamento, e nas questões de economia solidária”, destacou Della Vechia.
A Conferência Municipal faz parte da linha de debates que integra a Conferência Estadual que tratará o “direito às formas de organização econômica baseada no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento”, que acontece no dia 24 de abril em Porto Alegre.
O objetivo central é formalizar através dessas discussões e debates as linhas de ações que serão tratadas na II Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), que tem como tema este ano, “Pelo direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”. A CONAE também abordará os temas das contribuições livres das conferências Estaduais, que se agruparam na temática principal que é a “Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento (sustentável, solidário e includente)”.
A Economia Solidária este ano também faz parte da Campanha da Fraternidade, que está trazendo o tema “Economia e Vida” e trabalhando como lema “Você não pode servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c).
Confira a programação da 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária:
8h:30min – Credenciamento
Exposição dos produtos dos Grupos de Economia Solidária de São Lourenço do Sul
9h:30min – Abertura oficial pelas autoridades
10h – As Novas Configurações do Mundo do Trabalho
Palestrante: Reinaldo Tillmann – Professor da Escola de Direito da UCPEL
10h:30min – Intervalo
10h:45min – Limites e Perspectivas da Economia Solidária
Palestrante: Renato Della Vechia – Professor de Ciência Política da UCPEL
13h:30min – A Política de Economia Solidária em São Lourenço do Sul
Princípios e Diretrizes de Economia Solidária em São Lourenço do Sul
14h – Trabalho em Grupo
15h:30min – Relato e encaminhamento das propostas do trabalho em grupo
17h – Encaminhamento e orientação do texto base para 2ª Conferência Regional
18h – Encerramento
Economia Solidária em São Lourenço do Sul, cinco anos valorizando o trabalho de grupos organizados no Município – O Programa Municipal de Economia Solidária foi instituído em 2005, através de Lei Municipal Nº 2689 com o objetivo de gerar trabalho e renda através do apoio aos grupos já existentes e a formação de novos grupos no município.
Hoje a programa atende mais de 15 grupos, totalizando uma geração de renda no valor de R$ 1.518.383,81desde sua criação. O Programa Municipal de Economia Solidária tem um departamento próprio e é subordinado a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul.
Fonte: www.brasilautogestionario.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário