terça-feira, 21 de junho de 2011

Professores e estudantes da Universidad de la Republica Uruguaia visitaram Pelotas para conhecer sobre o mapeamento da economia solidária


Dez uruguaios que fazem parte da Unidade de Estudos Cooperativos (UEC) da Universidad de la Republica Uruguaia (UDELAR) estiveram em Pelotas na manhã de sexta-feira (17) a fim de conhecer o sistema de mapeamento da economia solidária do (SIES/SEBRAE) que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participou por meio do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC).

No Campus I da UCPel, os visitantes viram duas apresentações sobre temas que norteavam os objetos principais, a pesquisa e os sistemas tecnológicos que a economia solidária disponibiliza no Brasil.

A primeira apresentação foi sobre uma introdução ao SIES e à Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), seus objetivos, estrutura de ação e principais resultados. A segunda parte da atividade ficou a cargo da apresentação do sistema “Cirandas”, um espaço virtual da economia solidária no Brasil que permite o intercâmbio de ideias e produtos. Uma ferramenta pela qual os empreendimentos mapeados podem criar um site, blog e redes de contatos dentro do sistema.

No sábado (18), o grupo de uruguaios foi à cidade de Piratini conhecer o primeiro ponto de comercialização fixo da Associação Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário. O local foi inaugurado no dia 04 desse mês e já é uma referência em aglutinar diversos produtos oriundos somente da economia solidária em um mesmo local na região Sul do estado. O grupo ainda visitou a Cooperativa de Produção Agropecuária Vista Alegre (Copava), no Assentamento Conquista da Liberdade, em Piratini.

Fonte: NESIC

Foto: Mariana Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário