quinta-feira, 28 de outubro de 2010

País sediará Congresso Internacional de Economia Solidária

De 1 a 3 de dezembro deste ano será realizado o Congresso Internacional "Economia Solidária e Estratégias de Desenvolvimento", na capital da República Dominicana, Santo Domingo. O evento deve reunir cerca de 150 especialistas, pesquisadores, ativistas, gestores públicos, técnicos e empreendedores (as) interessados em um outro modelo econômico.

O objetivo do evento é ampliar os conhecimento e fortalecer a atuação da Economia Solidária (ES) como uma proposta de desenvolvimento econômico e social voltado para o ser humano. Durante o congresso devem ser elaboradas propostas de orientações estratégicas para a criação de um marco jurídico para o setor.

A programação prevê a realização de painéis, mesas de debate, trocas de experiências, além de conferências nos três dias do evento, onde serão discutidos diversos temas que envolvem desde os conceitos da ES, a crise global do capitalismo e a relevância da Economia Solidária como alternativa para o desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe, até a questão dos trabalhadores autônomos e suas estratégias autogestionárias de reorganização da economia.
E ainda, assuntos como Economia Ecológica, como estratégia de transformação tecnológica e produtiva para sustentabilidade do Planeta; Comércio Justo, como sistema de reorganização das relações sociais de mercado; Soberania Alimentar, como articulação para a transformação da agricultura; e as propostas feministas, como estratégia de ruptura do modelo patriarcal de exploração capitalista, também enriquecerão os debates durante o Congresso.

A expectativa é que os participantes conheçam os fundamentos, os conceitos, os valores e os princípios da ES, e observem a estratégia de construção e mudanças através de suas modalidades práticas. E ainda realizem proponham novas idéias para o fortalecimento desta nova economia.
A realização do Congresso na República Dominicana é uma oportunidade para que governo e setor empresarial aprofundem o debate sobre o plano de Estratégia Nacional de Desenvolvimento (END), prevista para ser projetada até 2030. A discussão sobre um modelo de Desenvolvimento Sustentável baseado na ES acontece como uma necessidade de realizar mudanças profundas, em uma tentativa de substituir o modelo neoliberal, segundo expressou o presidente do país, Leonel Fernández.

As propostas de ES como parte da discussão sobre a END poderão definir o futuro econômico e social do país, já que essa economia de base popular tem se fortalecido em diversos países e desponta como um modelo de desenvolvimento alternativo.

Os responsáveis pelo Congresso são os Ministérios do Trabalho e o de Economia Planificação e Desenvolvimento (MEPYD), o Conselho Nacional de Reforma do Estado (CONARE), a Rede Nacional de Organizações de Economia Solidária (REDESOL) e o Instituto de Desenvolvimento da Economia Associativa (IDEAC).

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário