sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Economia Solidária no V Fórum da Cultura da Cidade do Rio Grande

Foi realizado na cidade de Rio Grande nos dias 09 / 10 e 11 de dezembro, o “V Fórum da Cultura da Cidade do Rio Grande”. O evento foi concretizado em diferentes áreas da cidade, além de ser totalmente gratuito para toda a comunidade que também contou com a participação de apoiadores da cultura e outras áreas afins, como a Economia Solidária.


O segundo dia do encontro foi todo destinado, a Cultura Solidária na Prática, onde ocorreu o seminário “Economia Solidária: cultura solidária na prática”, apresentada por: Lia Beatriz Victória e Solaine Gotardo (NESIC-UCPEL); Loeci (Brasil Local e FEPS); Jandira (COOPRESUL e Associação Bem da Terra); Sandra Padilha (UPA). Para uma das representantes do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da UCPel, Lia Victória, espaços assim são únicos, pois proporcionam o intercâmbio de conhecimento entre a academia e a sociedade em espaços informais e inseridos nas comunidades. A temática foi abordada nos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais relativos à economia solidária na conjuntura atual. Para Victória outro resultado positivo do evento foi a participação da comunidade local, como também a representatividade de atores de ONGs e da FURG que contribuíram muito para a discussão. Ainda no mesmo dia o V Fórum ainda contou com oficina sobre Economia Solidária e Moedas Solidárias.


Entre os detalhes que diferenciaram esse evento dos anteriores estão à pluralidade dos temas e sua ida até as comunidades, um evento itinerante. Primeiro dia no Bairro São João; segundo dia na Vila Maria; e terceiro dia no Centro de Convívio dos Meninos do Mar – CCMar. No primeiro dia a temática foi a saúde pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS; na sequência houve a Oficina de Cidadania e Políticas Públicas. No segundo dia foi a vez do tema: Cultura solidária na prática, com a mesa da Economia Popular e Solidária. No terceiro e último dia pela manhã as atividades ocorreram no IV° Quilombo Urbano, com o painel “Que Cidade Queremos” e pela tarde, o painel “Cultura e Patrimônio Afro-Brasileiro”, com testemunhos de pessoas ligadas às religiões de origem afro.


O encerramento do evento teve homenagens ao Negro Lucas - Nome do líder do famoso quilombo local no Século XIX (Quilombo do Negro Lucas, na Ilha dos Marinheiros junto a Cidade do Rio Grande). Morto há 178 anos, em dezembro de 1832.

Nenhum comentário:

Postar um comentário