quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra

Começou na última quarta-feira (1), em todo território brasileiro o Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra. Em Pelotas/RS, o comitê organizador é composto por grupos de estudantes e movimentos sociais, que pautaram essa discussão para debater com sociedade.

O integrante da organização do comitê local do Plebiscito, Guintter Leipnitz, em entrevista no dia (1), no programa “Contraponto” da RádioCom,esclareceu a importância da Campanha na qual questiona o atual modelo agrário vigente no país.

Reforma Agrária
Um dos objetivos do plebiscito é fazer valer a constituição brasileira,e também questionar a lentidão do processo de reforma agrária no Brasil.“As pequenas propriedades de terra representam menos de 3% da área ocupada pelos estabelecimentos rurais, enquanto as grandes propriedades concentram mais de 43% da área.”, ressaltou Leipnitz.

Outra meta do Plebiscito é o abaixo-assinado, que será encaminhado ao Congresso Nacional para alterar a lei referente ao cumprimento da função social da propriedade rural. Para ser aceito como projeto-de–lei , deve ser necessário 1,5 milhões de assinaturas.

Monopólio da terra
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam o Brasil como o segundo país do mundo que mais concentra terras, perdendo apenas para o Paraguai. Essas informações afirmam que a concentração de terras no país aumentou nos últimos 10 anos. A informação é de que no Brasil 2,8% das propriedades rurais são latifúndios e ocupam mais da metade de extensão territorial agricultável do País. Em contrapartida, as pequenas propriedades representam 62,2% dos imóveis e ocupam apenas 7,9% da área total.

Local da Votação
As urnas estarão no Calçadão de quarta-feira à sexta feira, das 16h às 20h, sábado das 09 às 14h e segunda das 09h às 20h. Nas noites de quarta a sexta as urnas estarão nos Campus das universidades UFPel e UCPel. Já na terça-feira, feriado de 07 de setembro e último dia da Campanha a urna estará na Avenida Bento Gonçalves, das 09h às 20h.

O comitê local é formado por: RádioCom 104.5 FM; DCE / UCPEL; SURJA (Serviço Universitário de Resistência e Justiça para Autonomia); Assessoria Jurídica Popular; Coletivo Tranca Rua; IMA - Instituto Mário Alves de Estudos Políticos; PJ - Pastoral da Juventude de Pelotas; FETRAF/Pelotas - Federação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar; Conlutas/Pelotas; Movimento Contracorrente; MST Regional

Esperamos que mais entidade se agreguem a essa luta, entre em contato pelo email plebiscitolimitepropriedadepelotas@googlegroups.com, ou por telefone 3225.8456.

Fonte: REDE – Cooperativa de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário