quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Plantas ganham destaque na Feira Bem da Terra deste mês

A sétima edição da Feira de Economia Solidária “Bem da Terra, Comércio Justo e Solidário”, realizada mensalmente com a assistência do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel), ocorreu nesta quarta-feira (08). A Feira é realizada em frente ao Campus I da Universidade (rua Gonçalves Chaves, 373).

Além da diversidade de produtos encontrados na feira, como leite, pães, hortifrutigranjeiros, artesanatos, artigos de vestuário, decoração, cama, mesa e banho, nesta sétima edição o consumidor encontrou mais uma opção de banca: a Sítio Amoreza, de Morro Redondo. Pela primeira vez integrando a feira, as acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da UCPel, Diandra Corbelini, 22 anos e Luísa Bandeira, 23 anos, apresentaram os trabalhos artesanais e culinários feitos pelos integrantes do projeto. “Nosso principal objetivo é expor nossos trabalhos e trocar ideias sobre o saber ecológico”, comentou Diandra. “Está sendo uma boa experiência para nós. As vendas superaram as expectativas”, disse.

Pelo fato de os produtos serem comercializados diretamente do produtor, a cada edição, mais consumidores são estimulados à prática da economia solidária. O aposentado Rener de Oliveira, 62 anos, não conhecia a feira e disse que, ao passar pela calçada, as plantas chamaram sua atenção. O engenheiro agrônomo Paulo Ricardo Faraco, 42 anos, que mora próximo à UCPel, aproveitou a tarde ensolarada para conferir a feira. “Sempre venho à feira, procuro trazer minha filha. Hoje estou levando mudas de ervas medicinais para plantar com ela no fim de semana”, declarou, satisfeito. “Belos produtos. Gosto das diversas linhas de produtos que a Feira possui”, disse.

A agrônoma Rosa Moraes, 43 anos, uma das responsáveis pela banca Terra Florida, formada por um grupo de empreendedores a partir do projeto Empreendedores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), considera que a procura dos consumidores tem aumentado a cada edição. “Com o clima agradável, as pessoas saem mais para rua e aumenta a vontade de enfeitar suas casas, reorganizar seus jardins”. Entre as variadas opções de plantas, Rosa diz que as mais procuradas e comercializadas são ervas medicinais e condimentares e bonsais.

Fonte: UCPel

Foto: Vilsom Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário