segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"Fórum Social Mundial - um outro mundo é possível"

Em 2012 o acontecerá no Rio Grande do Sul o Fórum Social Temático Justiça Social e Ambiental Preparatório para a Rio+20, e o Fórum Mundial de Educação Temático Justiça Social e Ambiental. Para entender um pouco mais sobre o Fórum Social Mundial, vamos a um breve histórico deste importante espaço de debate e luta contra qualquer forma de domínio pelo capital.

O Fórum Social Mundial (FSM) se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos, sendo até hoje um importante espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

Até 2003 os encontros continuaram acontecendo em Porto Alegre e em 2004, pela primeira vez, o Fórum Social Mundial foi realizado fora do Brasil, sendo o local escolhido Mumbai, na Índia, em 2005 a 5º edição do FSM voltou para Porto Alegre. A edição do FSM em 2006 foi policêntrica, ou seja, ocorreu de forma descentralizada, em três diferentes lugares do mundo, as cidades Bamako (Mali - África), Caracas (Venezuela – América) e Karachi (Paquistão – Ásia).

A edição de 2007 do FSM aconteceu em Nairóbi, Quênia, sendo a primeira edição em continente africano. Em 2008 não houve um evento centralizado do FSM, ocorrendo uma semana de mobilização e ação global, marcada por um dia de visibilidade mundial em 26 de janeiro de 2008, com o Dia de Ação Global. Em 2009 o FSM voltou ao Brasil, acontecendo em Belém, Pará.

Em 2010, completando seu décimo ano, o Fórum Social Mundial descentraliza-se em pelo menos 27 eventos espalhados pelo mundo. O primeiro deles foi o "Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre", com atividades em vários municípios da  região metropolitana de Porto Alegre - Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. Neste ano ocorreu em conjunto com o fórum Social Mundial, o 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária. Em 2011, o processo do Fórum Social Mundial se deu de forma centralizada em Dacar (Senegal).

(Fonte: http://www.forumsocialmundial.org.br/index.php?cd_language=1 )

No próximo post mais informações sobre a edição de 2012 do FSM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário