quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Feira Mensal de Economia Solidária Bem da Terra

Após meses sendo realizada no saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em função das chuvas, a Feira Mensal de Economia Solidária Bem da Terra esteve em frente ao prédio nesta terça-feira (13) ensolarada. Quem passou pela feira pode conferir o trabalho feito pelos grupos e associações que contam com assistência do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da Universidade.

Em média, 15 bancas comercializaram, diretamente do produtor, pães, leite, artesanato e jardinagem. Pela terceira vez na feira, Maria Luíza Fonseca da Fonseca, coordenadora do Grupo Beneficente União do Py Crespo, trouxe a produção de pães e bolachas feita pelo grupo. “Temos uma oportunidade muito boa aqui na feira. É uma forma de conseguirmos renda, pois fazemos doação de pães às crianças carentes do bairro”, contou Maria Luíza.

O Grupo Novo Amanhecer, do bairro Areal, conta com 16 participantes e trabalha com artesanato. “Participamos desde o início da feira”, disse Terezinha Fuji. “Os produtores avaliam a feira como um espaço para comercialização e inserção dos produtos”, analisou a técnica do Nesic, Solaine Gotardo. Novos produtos, como café e erva-mate, foram oferecidos nesta edição. Além disso, roupas de algodão orgânico foram vendidas pelo ponto de comercialização Bem da Terra de Piratini.

A feira também oportuniza a apresentação artística de grupos locais, sugeridos pelos próprios produtores. Nesta edição, o Grupo Coletivo Arteiras apresentou uma esquete teatral.

As próximas edições já estão marcadas. Em outubro, a feira será no dia 11 e, em novembro, no dia 08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário