terça-feira, 19 de julho de 2011

Consumo consciente é oportunizado à comunidade

Artesanatos, jardinagens, pães, bolachas, leites e queijos são algumas das opções de compra oferecidas de forma ecológica e solidária na Feira Mensal de Economia Solidária Bem da Terra. Quem esteve no saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), nesta terça-feira (12), pode conferir a variedade de produtos comercializados diretamente do produtor.

Desde a primeira edição da Feira, o Grupo de Artesanato e Costura Alegria expõe seus trabalhos. Opções de agasalho para se esquentar no inverno não faltaram. “Trouxemos diversos tipos de mantas, cobertores, estolas, polainas, tocas e ponches. Comercializamos, também, kit cozinha, como toalhas e guardanapos”, disse a artesã há seis anos, Maria Lisete Munslaff, que, além da Bem da Terra, expõe em outras feiras da cidade e do estado, como em Santa Maria.

Sabor e Arte é uma banca de produtos caseiros da experiente Mara Ribeiro, há 23 anos na profissão. Para ela, o retorno da Feira é positivo, pois alimentação é algo que sempre se vende. “Sei que meu produto é bom. Participo há quatro meses da Feira e já tenho clientes na Universidade”, contou Mara, satisfeita com sua produção.

Pela segunda vez na Feira, o Coletivo Tranca Rua traz, além de produtos, informativos sobre a questão da reciclagem e da busca por alternativas saudáveis. “Oferecemos comida vegana, feita sem nenhum produto de origem animal, como o bolo vegano, feito com farinha integral, coco, leite de coco e linhaça, e também vegetariano, como o pastel de carne de soja”, disse Gabriela Rodrigues, que integra o grupo há mais de um ano. “Nos sabonetes, utilizamos glicerina e ervas medicinais. Na alimentação, buscamos uma alternativa mais saudável e menos prejudicial à natureza”, explicou Eliane Rubim. O grupo oferece oficinas de reciclagem no Espaço Cultural onde estão sediados, situado na rua Quinze de Novembro, 171. Numa das oficinas é ensinado como fazer carteiras com materiais recicláveis, como caixas de leite.

A estudante do sexto semestre do curso de Enfermagem da UCPel, Larissa Mateus não perde uma edição. “Sempre que tem, participo. Acho super produtivo ter a Feira aqui. É bom contribuir com as entidades e incentivar a produção”, afirmou Larissa.

Próximas edições
Em agosto, a Feira será realizada no dia 09. Já em setembro, a data escolhida foi o dia 13.

Fonte: UCPel

Foto: Carlos Alves - Coletivo REDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário