sexta-feira, 4 de março de 2011

REDE - Cooperativa de Comunicação


Conheça o trabalho realizado pela
REDE – Cooperativa de Comunicação
de Pelotas.


Por entender a importância da comunicação social como meio alternativo aos movimentos sociais, além de constatar que uma parte da comunidade não é pautada pelos veículos oficiais e tradicionais da cidade, percebe-se a necessidade da criação de um grupo, com valores e identificação semelhantes com esses movimentos para trabalhar a comunicação na cidade de Pelotas.

Esses muitos setores da sociedade não possuem um democrático acesso à fomentação de sua comunicação dentro do contexto capitalista da mídia convencional. Isso se dá por diversos motivos. Um deles está relacionado à sua identificação não estar em sintonia com a maioria dos grandes veículos comunicacionais, os quais possuem engajamentos políticos e econômicos distantes da visão plural e ampliada dos movimentos sociais e populares. Um outro motivo se dá pelo difícil acesso a esses meios de comunicação, responsáveis por terem uma forte identidade ligada ao lucro comercial, responsável por não ir ao encontro dos princípios dos movimentos sociais, os quais, por muitos fatores, não possuem recursos financeiros para a fomentação de sua identidade. A partir disso, o empreendimento pretende prestar serviços de várias áreas da comunicação de forma diferenciada, seguindo os princípios da economia solidária. Com isso, entende-se que a identificação entre empreendimento e clientes ocorrerá naturalmente. Isso porque o coletivo sendo de economia solidária busca facilitar a relação de trabalho entre ambos, com a finalidade de não visar lucros exploratórios e altos fins comerciais.

O difícil acesso a veículos de comunicação é um fator que prejudica profissionais que não possuem tantos recursos financeiros aos valores impostos por esses meios. A partir dessa ideia, o coletivo pretende prestar serviços de forma financeira mais justa, com o entendimento que o valor cobrado pelos grandes veículos é incoerente às diversas demandas de um empreendimento.

A cooperativa busca consolidar a comunicação de empreendimentos que possuem sintonia ideológica dos seus princípios solidários. Portanto, ele filtrará as ideias de empreendimentos propostos.
FONTE: REDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário