Foi nesse contexto, de teoria na prática, que se encerrou essa primeira etapa. No sábado os alunos do curso visitaram três empreendimentos de economia solidária e passaram o dia trocando experiências e principalmente aprendendo que uma nova forma alternativa de trabalho, baseado na cooperação, na solidariedade e na cidadania é possível.
O primeiro empreendimento que recebeu os alunos foi a Feira Ecológica ARPASul. Dona Jurema, com toda sua simpatia e disposição contou um pouco da trajetória do empreendimento e respondeu aos questionamentos do grupo. A Feira que já está com 15 anos de existência em Pelotas, trabalha com alimentos orgânicos. Pode ser encontrada: Terça-feira (Manhã - Av. Bento Gonçalves); Quinta-feira (Tarde – Largo do Mercado Público) e Sábado (Manhã - Av. Dom Joaquim e Av. Duque de Caxias).
No fim da manhã o grupo seguiu para conhecer o empreendimento de reciclagem de resíduos sólidos do FRAGET que realiza um trabalho de suma importância para o meio ambiente. O grupo trabalha com catadores de "lixo" e ainda recolhe "lixo" em empresas para comercialização.
A última parada foi no empreendimento de assentados do MST em Piratini, a COOPAVA, que trabalha com a comercialização de leite, além de produzir os alimentos para sustentação de seus cooperados. A visita foi recepcionada por um delicioso almoço e o carinho de dois dos cooperados que fazem parte da presidência da cooperativa.
O segundo ciclo do curso começa no dia 03/07 e as inscrições são de
Fonte: Vanessa Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário