terça-feira, 28 de setembro de 2010

Feira mensal de Economia Solidária do "Bem da Terra"


No dia 5 de outubro (terça-feira) acontecerá a já tradicional Feira Mensal de Economia Solidária "Bem da Terra" Comercio Justo e Solidário, em frente ao Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rua Gonçalves Chaves, 373. A feira começa as 09h e vai até as 18h para os grupos de alimentação, e 19h30min, para os de artesanato.

Uma característica exclusiva da feira é a exposição de seus habituais produtos de artesanatos, hortifrutigranjeiros, leite, pães e diversas outras novidades que sempre aparecem no local, além de serem comercializados diretamente do produtor para o consumidor.

Uma novidade da feira é a construção de um espaço dedicado a quem deseja consumir o produto recém comprado, com mesas e cadeiras à disposição. Além de outros atributos que já existem e que são totalmente diferentes de outras feiras livres, como o caixa único, ou seja, a pessoa pode comprar seus produtos nas bancas escolhendo se paga nas mesmas, ou em um único caixa. Outro modelo adotado é a entrega a domicílio, como já vem ocorrendo nas edições anteriores. O consumidor poderá fazer suas compras e marcar um horário para a entrega de seus produtos em sua residência, mediante um custo de R$ 3,00. Essas iniciativas foram elaboradas sempre pensando no conforto dos freqüentadores da feira da Associação Bem da Terra, Comercio Justo e Solidário!


Estão diretamente envolvidos na feira aproximadamente 15 grupos que envolvem diretamente 1.500 sócios, que sobrevivem somente do sistema da economia solidária em Pelotas, oficialmente registrados na associação.


Em caso de chuva, a feira ocorrerá no saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas no mesmo endereço.

O principal objetivo da Feira é estimular o consumo consciente, que a cada edição vem divulgando para mais pessoas, a proposta da Economia Solidária.


Outra novidade da Associação Bem da Terra, é a transformação da Rede de Comercialização Solidária da Zona Sul do Estado. O Projeto já está sendo desenvolvido com as entidades parceiras, como o Banco do Brasil e Prefeituras que já estão negociando com a associação sobre a implementação dos seis pontos fixos de comercialização espalhados pela região. Esses pontos de comercialização são uma forma de apresentar para população a produção e a forma em que a economia solidária trabalha, na harmonia do homem com a natureza, mas também com o foco de conscientização de uma vida de trabalho sem exploração.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8015, pelo e-mail nesic@ucpel.tche.br ou pelo site: http://antares.ucpel.tche.br/nesic/

Nenhum comentário:

Postar um comentário